A Marcha da Unisseixal é uma marcha de avós e netos.
Representa o empenho da família Unisseixal, que se esmerou para mostrar a todos um trabalho coletivo feito com a participação dos alunos (seniores) e professores.
Ela, quer transmitir às novas gerações uma das atividades tão características do Seixal: a pesca.
Os fatos dos marchantes: elas varinas, eles pescadores, fazem alusão a essa atividade, incluindo os dos pequenos marchantes.
Os arcos lembram os candeeiros do Seixal, bem como as pequenas “muletas” e ao centro: as garças, elementos tão representativos da biodiversidade da nossa baía e sapais.
Na confeção quer dos arcos, quer dos trajes houve a preocupação da sustentabilidade, e assim, de eventos anteriores foi possível fazer reaproveitamento de alguns materiais.
Os padrinhos são: a profª Julieta Barreiros e o aluno António de Jesus elementos fulcrais e muitíssimo empenhados nos trabalhos das marchas.
As crianças são netos de professores e alunos da Unisseixal.
O design dos figurinos, arcos e adereços são da criatividade da profª Teresa Silva.
A coreografia é da responsabilidade da profª Ondina Monteiro.
A Marcha tem letra original do prof. António Pinto da Costa, sob arranjos áudio de uma m

archa clássica, feitos pelo aluno João Luís Gonçalves e cantada pela voz das
alunas Custódia Galego, Maria dos Prazeres e o coro feito por outros alunos.
A responsabilidade da Marcha é da Reitora Mariana Mareco.
A Marcha da Unisseixal integrou com grande sucesso as Festas Populares de S. Pedro no Seixal, que começaram a 20 de junho com as marchas das escolas do concelho e desfilou a 21 de junho no Pavilhão Multiusos da Quinta da Marialva, a convite da Junta de Freguesia de Corroios
